Pages

23 de dezembro de 2012

Uma voz da Barra em ascensão

Por Mario Camelo (O Globo)

oglobo

No domingo passado, a final do “The Voice Brasil” atraiu espectadores nos quatro cantos do país. O programa, líder de audiência no horário, registrou picos de 17 pontos no Ibope. Nas redes sociais, só se falava dele. E, no meio do furacão, a finalista Liah Soares, moradora da Barra, controlava a ansiedade.

No dia seguinte, mais calma, encontrou a equipe do GLOBO-Barra. Durante a entrevista, foi abordada várias vezes por admiradores, que se derretiam em elogios.

— Isso ainda é novo para mim, mas fico tão feliz! Outro dia eu estava resfriada e o entregador da farmácia me deu bronca — lembra ela.

Mesmo sem ter levado o título, a paraense de 32 anos comemora a nova fase. Compositora de sucesso, ela é autora de canções gravadas por Angélica, Sandy, Ivete Sangalo e Maria Gadú. Com três discos já lançados, quer aproveitar a exposição:

— O programa foi um grande start. As pessoas sempre me conheceram como compositora, mas agora vou mostrar a Liah intérprete.

Liah decidiu cantar profissionalmente ainda criança. Criativa, musicava os textos da escola. Esboçou uma carreira profissional no Pará, foi para Santa Catarina e Minas Gerais, mas deslanchou mesmo em São Paulo:

— Cantando na noite, conheci um músico que me levou para trabalhar na Warner.

Há quatro anos, ela se mudou para o Rio. Formou-se em produção cultural e começou a fazer shows com o Loop Station, um equipamento capaz de agregar diferentes sons num único aparelho. Em março, ela representou o Brasil no maior festival de loopers do mundo.

— Sempre fui muito performática, e o looper atende às minhas necessidades de artista — diz ela, que, meses depois, entrou no “The voice”.

Elogios de Ivan Lins e Milton

Apaixonada pela natureza, Liah Soares gosta das praias e do verde da Barra. Anda de bike na orla e grava nos estúdios da região.

— Há muitos compositores e cantores que moram aqui. Eu me sinto à vontade. Queria ter ganhado o prêmio do “The Voice” para poder comprar um apartamento na Barra — brinca ela, que paga aluguel.

Animada com a repercussão do programa, Liah, que toca violão clássico e teve aulas de canto gregoriano, pretende agora gravar um DVD. Canções executadas por ela na atração, como “Tente outra vez” (cantada na final) e “Asa branca”, são candidatas ao repertório.

— “Asa branca” foi o momento mais emocionante. Recebi um e-mail do Ivan Lins e uma ligação do Milton Nascimento. Preciso dizer mais alguma coisa? — conta ela, que não se abateu por não levar o prêmio. — “Tente outra vez” foi a mensagem que deixei aos participantes. O grande prêmio do artista é emocionar e conquistar o público.

Fonte: O Globo

0 comentários:

Postar um comentário